• First Page | Fábio Carneiro

Novela da Globo e Cervejaria Fazem Restaurante Virar Lenda Urbana

Atualizado: 7 de Abr de 2020

Cenário de novela das oito - “Existe uma tubulação subterrânea que atravessa a cidade e leva a bebida direto da fábrica da Antarctica para a torneira da chopeira do Bar...”


Caros leitores, este artigo possui conteúdo patrocinado.Saiba mais.

Estamos falando de uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil, a Choperia Pinguim.


Inaugurado no ano de 1936, o restaurante se localizava no Edifício Diederichsen, em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, mais precisamente na esquina das ruas Álvares Cabral e General Osório.

Mas foi em 1977 que a atual localização da Choperia Pinguim foi aberta, ao lado do Teatro Pedro II.


Mas a Lenda Urbana surgiu pelo fato de a antiga fábrica da Antarctica ficar a uma distância de 700 metros do Bar Pinguim, na avenida Jerônimo Gonçalves.


E além do sabor do chopp ser único, o restaurante tem sim uma tubulação subterrânea, mas ela nunca veio da antiga fábrica da Antarctica. A tubulação traz a bebida de uma câmara fria exclusiva para o chopp dentro do próprio bar.


Gere Autoridade para sua Empresa com a First Page

Consulte Nossos Planos e Preços


E para reforçar a lenda urbana, a antiga fábrica tinha uma tubulação que atravessava a avenida Jerônimo Gonçalves, mas ela levava água (e não chopp) até o segundo prédio da fábrica, hoje desativada.


Todos esses fatos fizeram os antigos clientes deduzirem que a cerveja saía diretamente da fábrica e chegava gelada na tulipa de chopp.


O segredo do famoso chopp do Pinguim é a água de Ribeirão Preto, uma das melhores da região para fabricar cerveja.


E além de ter uma câmara fria exclusiva para a cerveja, a chopeira tem um sistema de congelamento que deixa a bebida “estupidamente gelada”. Esse sistema de congelamento é chamado até hoje de “sanduíche de gelo”, criado pelo sr. Albano Peixoto, antigo proprietário do estabelecimento.


O bar ficou ainda mais famoso depois de servir como cenário para algumas cenas da novela das oito da Rede Globo, “O Rei do Gado”, que tinha como atores principais Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.


Além disso, a dupla Tião Carreiro e Pardinho e outros grandes artistas fizeram sucesso com a música raiz sertaneja “Rei do Gado”, a qual cita o bar de Ribeirão Preto em sua letra.


Hoje, Ribeirão Preto se destaca como polo cervejeiro por ter, além da Choperia Pinguim, várias outras cervejarias do estilo artesanal como a Colorado (recentemente comprada pela Ambev), a Lund, a Invicta, a Pratinha, a Walfänger e outras.


Enfim, o Pinguim ainda hoje é considerado uma parada turística obrigatória na cidade de Ribeirão Preto-SP, seja pelo chopp, seja pelo fato de estar no centro histórico da cidade, que vale a pena ser visitada.




Fontes: Prefeitura de Ribeirão Preto - http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/turismo/i71pinguim.htm ;

Portal a CidadeOn https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/onlist/NOT,2,2,1175213,Lenda+do+Pinguim+ainda+intriga+ribeirao-pretanos+e+turistas.aspx ; Blog Vinho Capital: https://vinhocapital.com/2016/09/02/choperia-pinguim-celebra-80-anos-de-historia/


Gere Autoridade para sua Empresa com a First Page

Marketing de Conteúdo com a First Page

Consulte Nossos Planos e Preços