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Mobile Marketing: Como Aumentar Leads e Vendas Apenas com o Celular

Atualizado: 13 de Jun de 2020

Seja qual for o seu ramo de trabalho, se você não segue nenhuma dessas dicas, você está perdendo muitas vendas para o seu concorrente.


Caros leitores, este artigo possui conteúdo patrocinado. Saiba mais.

A estratégia Mobile Marketing nada mais é do que uma série de ações de marketing focadas em atingir o seu público-alvo através de smartphones e tablets.

Por incrível que possa parecer, muitos clientes ainda nos perguntam se direcionar uma campanha de marketing especificamente para dispositivos móveis é tão importante quanto a First Page afirma ser, em consultorias.


Para esse tipo de objeção, a melhor resposta é sempre mostrar as estatísticas sobre o assunto.


Um estudo realizado pela PWC, mostra que, em 2019, metade dos brasileiros realizaram suas compras através de smartphones, no mínimo uma vez por mês.

Para quem acha que 50% é pouco, em 2013 esse número é de apenas 15%, ou seja, em seis anos as compras por meio de smartphones mais que triplicaram.


Por essa razão, eu volto a afirmar que se você não segue nenhuma dessas dicas, você está deixando dinheiro na mesa e o seu concorrente é quem está pegando essa fatia de mercado.


Agora, que você entendeu o quão importante é investir tempo e dinheiro nessa estratégia de marketing mobile, eu irei te passar algumas dicas práticas que irão alavancar seus leads e suas vendas.


O primeiro passo que você precisa dar para alcançar esses clientes é adaptar o seu negócio para os dispositivos mobile.

Parece óbvio, mas poucas pessoas otimizam seus sites com menus, imagens e textos amigáveis para smartphones.


Por isso, essa é a primeira coisa que você deve fazer antes de começar uma campanha de Marketing Mobile.


Mas afinal, como você irá criar conteúdo amigável?


É muito simples, basta você se basear na navegabilidade dos usuários mobile.


Não é porque você usa um desktop ou um notebook como ferramenta de trabalho que você deverá configurar seu site ou seu material publicitário totalmente voltado à tela do computador.


É preciso se lembrar que o seu conteúdo irá aparecer em telas pequenas de dispositivos móveis.


E mais, os usuários mobile têm uma atitude mais imediatista, ou seja, eles não querem ficar lendo longos textos sobre quem é você ou o que sua empresa faz.


Eles querem ir direto ao assunto que os levaram até o seu site ou material publicitário.


Então, para começar, a melhor ação é escrever títulos curtos e persuasivos para mostrar os benefícios que você está disponibilizando.


Tal atitude é corroborada por vários estudos demonstrando que o usuário mobile já tem conhecimento prévio do que ele está procurando, então vá direto ao assunto quando for tornar o seu conteúdo amigável aos dispositivos móveis.


Fique de olho, pois no próximo artigo, eu irei te mostrar técnicas eficientes de Copywriting.


Outra ação importante é tornar seu site navegável, ou seja, tornar o menu, rodapé e todos os itens do seu site navegáveis, e essa dica serve para desktop e mobile.

Ter um site responsivo e 100% navegável, sem falhas, irá aumentar a taxa de conversão.


E para quem quer impulsionar seu site nas redes sociais e no Google, não deve se esquecer dos Anúncios Mobile.

Estudos mostram uma alta taxa de cliques em mobiles quando comparada aos desktops, ou seja, anúncios em aplicativos mobile têm uma performance duas vezes melhor do que anúncios em websites.


Mas não há com o que se preocupar, os anúncios mobile seguem basicamente as mesmas regras de anúncios para desktop, ou seja, você terá apenas que adaptar textos mais curtos e imagens com layout adequado.


Depois é só identificar seu público-alvo e colocar o anúncio para rodar.


Veja esse artigo que escrevi falando 3 Motivos e várias dicas para Você Anunciar sua Empresa no Google. Clique AQUI para acessar.


Se você já tem uma lista de números de telefones celulares de clientes e prospectos, é muito importante ter em mente o uso de estratégia de vendas através de Mensagem de Texto (SMS).

Não é necessário grandes estudos para perceber que as pessoas estão o tempo todo com o celular na mão ou no bolso. Assim, trabalhar com mensagens de texto aumentará as taxas de conversão das suas campanhas.


E acredite, mensagem de texto tem uma taxa de abertura incrivelmente maior que a de e-mail marketing.


Sem contar que mensagem de texto pode ser rastreável. Isso mesmo, você pode facilmente rastrear quem abriu ou ignorou sua mensagem e em qual link eles clicaram.


Outra vantagem importante de SMS é que seus prospectos podem te dar um feedback rapidamente, apenas tocando no botão de resposta.


Você pode usar plataformas de SMS Marketing ou até mesmo o seu Telegram ou o WhatsApp. Mas cuidado para não fazer Spam, pois além de ser inconveniente você será bloqueado e terá que começar do zero com outro número de telefone.


Além da mensagem de texto ter entrega imediata, o que te dá engajamento instantâneo, essa estratégia também traz pessoalidade no relacionamento com seus clientes, pois você pode personalizar sua mensagem.


Aproveitando que estamos falando de pessoalidade no relacionamento com clientes e prospectos, por que não oferecer valor e se conectar emocionalmente com eles.


A melhor maneira de fazer isso é personalizando o seu marketing.


Para que você possa saber tudo sobre a estratégia de Marketing Pessoal, recomendo que leia um artigo que publiquei falando de forma mais detalhada sobre esse assunto. Acesse Clicando AQUI.


Depois de ter feito tudo para deixar seu negócio responsivo e navegável, você deverá estimular seus visitantes a engajarem em suas redes sociais.

A maioria dos engajamentos em redes sociais acontecem em aparelhos móveis, ou seja, você precisa incluir as redes sociais na sua estratégia de Mobile Marketing.


Se você é do mundo corporativo e trabalha com negócios B2B, deverá fortalecer sua presença no LinkedIn.


O Facebook servirá para divulgar eventos, criar grupos e ter mais interações interpessoais com seu público.


Pelo fato de o Instagram ser uma rede social voltada aos vídeos curtos e imagens, você deverá focar na estética do seu produto ou serviço.


No entanto, o YouTube irá gerar autoridade, pois o marketing em vídeo valoriza muito mais a sua imagem pessoal.


Por fim, lembre-se de combinar todos os métodos de Marketing Mobile que eu te passei até aqui. Existem outros, mas estes são os principais que irão melhorar o engajamento dos usuários e aumentar seus leads e suas vendas.


Aproveite ao máximo as estratégias de Marketing Mobile, afinal de contas os smartphones estão em nosso alcance em 80% do tempo e o marketing através deles é confiável, rastreável e acessível.


Agora que você já sabe a importância e como fazer seu Marketing Mobile, me diga como você pretende usar essa estratégia de marketing.


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Fontes: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/produtos-consumo-varejo/2019/global-consumer-insights-survey-2019.html ; Is SMS Marketing Right For Your Brand? 6 Things to Consider “Salesforce” ; The Mobile Economy 2018, Global System for Mobile Communications Association ; Peters, Rob (2012-10-24). The Social Media Marketing Handbook - Everything you need to know about ... - Rob Peters - Google Books. ISBN 9781743448571 ; https://www.firstpage.com.br/post/marketing-pessoal-saiba-como-construir-uma-carreira-de-sucesso ; https://www.firstpage.com.br/post/3-motivos-para-voc%C3%AA-anunciar-sua-empresa-e-site-no-google.




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