• First Page | Fábio Carneiro

Mentalidade Empreendedora de Sucesso da Família Trajano | Magazine Luiza

Atualizado: 23 de Abr de 2020

“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.” – Luiza Trajano


Caros leitores, este artigo possui conteúdo patrocinado.Saiba mais.

Quem nunca se perguntou: Qual é o segredo do sucesso das grandes empresas brasileiras?

Pouquíssimas empresas deixam transparecer a "fórmula mágica" usada para atingir o tão almejado empreendedorismo de sucesso. Mas não é o caso da família Trajano, pois sempre mostra o caminho percorrido e a mentalidade de sucesso que utiliza ao longo do tempo.

Tudo teve início com o casal Sr. Pelegrino José Donato e D. Luiza Trajano Donato que inaugurou uma pequena loja de presentes em Franca, no interior de São Paulo, em 16 de novembro de 1957, chamada “A Cristaleira”.


Porém, a mentalidade empreendedora da família já era nítida quando decidiram mudar o nome da loja. Para tanto, tiveram a inusitada ideia de promover na rádio local um concurso cultural, no qual os consumidores escolheriam um novo nome para a empresa. Dessa poderosa estratégia de marketing surgiu o nome Magazine Luiza.


Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos e, em 1976, a família Trajano decidiu dar o primeiro grande passo para o empreendedorismo de sucesso nacional, adquirindo as antigas Lojas Mercantil, com filiais em outras cidades do Estado de São Paulo.


Mais uma vez esbanjando espírito empreendedor, em 1981, o Magazine Luiza é uma das primeiras redes a implementar um sistema de computação nas lojas. Daí em diante, a automação e informatização do negócio fez a Magazine Luiza ser pioneira na implementação de um sistema de computação em suas unidades.


Em 1983, deram início às novas lojas fora do Estado de São Paulo, atingindo diversas cidades do Triângulo Mineiro.


Mas foi em Ribeirão Preto-SP que a rede Magazine Luiza inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição, com sistemas automatizados e logística ágil e inteligente. Este foi um passo enorme para consolidar o crescimento da nossa rede.


Alguns anos depois, já na década de 1990, fora criado o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo: as Lojas Eletrônicas (hoje chamadas Lojas Virtuais). Resultantes de um projeto inovador, essas lojas vendem produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando clientes, sem necessidade de produtos em exposição ou no estoque.


“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.” – Luiza Trajano

Gere Autoridade para sua Empresa com a First Page

Consulte Nossos Planos e Preços


Em 1991, foi feita uma reestruturação societária, expandindo os negócios da sociedade. Foi nessa oportunidade que ingressou no quadro societário a Holding LTD. No mesmo ano, Luiza Helena Trajano, sobrinha de Luiza Trajano Donato, assumiu a liderança da organização e deu início a uma grande transformação no modelo de gestão, com o objetivo de fortalecer a sociedade para o século seguinte.


No ano seguinte (1992), também nasce o projeto “Só Amanhã”, um único dia na semana em que os clientes podem comprar produtos anunciados por um preço muito abaixo da média do mercado.


Outra inovação nesse sentido foi a “Liquidação Fantástica”, um saldão realizado nos primeiros dias de janeiro, na qual todos os produtos teriam um desconto de até 70%, no entanto, os clientes só poderiam levar aqueles que conseguissem carregar.


Em 1993, a Magazine Luiza deu início ao que seria o embrião de sua loja e-commerce. Por meio de terminais multimídia, era possível fazer compras pela empresa sem a necessidade de produtos a exposição ou mesmo estoque. Com isso, a organização criou o primeiro modelo de comércio eletrônico de todo o mundo. Em 1999, o conceito de loja virtual, criado pela marca no começo da década, foi levado para a internet, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional.


“Toda a organização deve enxergar o funcionário como um empreendedor.” – Luiza Trajano

Ainda na década de 90 (1998), através de modelo de gestão humanitário, focado na valorização de seus funcionários, a Magazine Luiza entrou para a lista das melhores empresas para trabalhar e logo em seguida alcançou o primeiro lugar. Tal ranking é feito através de uma pesquisa promovida pela Revista Exame, em parceria com o Instituto Great Place to Work, e usa como método de avaliação a opinião dos próprios funcionários da organização.


Em 2003, a Magazine Luiza deu continuidade ao seu imparável processo de expansão, que começou com a compra das lojas Líder e a rede Wendel, além de outras aquisições e inaugurações de novas unidades.


E assim, a empresa se consolidou como uma das principais do segmento, contando com 750 lojas espalhadas por todo o Brasil e uma fortíssima presença virtual.


Atualmente, a Magazine Luiza tem se dedicado à expansão dos negócios através da internet com a Magalu e Magazine Luiza no Interior.


Através da loja virtual Magazine Luiza no Interior, o cliente conta com toda a gama de produtos da rede de atendimento Magazine Luiza, porém com ofertas e promoções exclusivas deste novo canal.

A Magazine Luiza no Interior conta ainda com parcerias entre Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e com uma vasta coleção de livros best-sellers.


Quer conhecer o novo canal Magazine Luiza no Interior, acesse: https://bit.ly/MagazineLuizaNoInterior





Fontes: Bloomberg (18 de Outubro de 2018). «Valor de Mercado da Magazine Luiza». Site da Bloomberg. Consultado em 18 de Outubro de 2018; «As 22 maiores varejistas do Brasil». Revista Exame. 14 de agosto de 2017. Consultado em 5 de Julho de 2018; «Magazine Luiza vai abrir 60 lojas em 2017». Epoca Negocios. 12 de setembro de 2017. Consultado em 5 de Julho de 2018; «Magazine Luiza bate R$ 30 bi em valor de mercado e se torna a mais valiosa do Brasil». Revista InfoMoney. 17 de outubro de 2018. Consultado em 25 de outubro de 2018; «"Magazine Luiza compra site de cosméticos Época Cosméticos"». Veja. Consultado em 27 de Agosto de 2014




Gere Autoridade para sua Empresa com a First Page

Consulte Nossos Planos e Preços

  • Instagram First Page
  • YouTube First Page
  • Facebook First Page
  • Pinterest First Page
  • Twitter First Page
  • LinkedIn First Page

© 2023 por First Page - Todos os direitos reservados

WhatsApp Logo.png