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Marketing Pessoal: Saiba Como Construir uma Carreira de Sucesso

Atualizado: 11 de Jun de 2020

Estratégia de marketing também conhecida como Personal Branding alavanca carreiras, beneficia a imagem do profissional e faz atingir seus objetivos rapidamente.


Caros leitores, este artigo possui conteúdo patrocinado. Saiba mais.

Marketing Pessoal nada mais é do que o conjunto de estratégias capaz de fazer com que o público-alvo veja um profissional como autoridade em um determinado nicho de trabalho, exaltando suas habilidades e expertises.


Essa estratégia de Personal Branding vai muito além dos objetivos de vendas, pois faz com que a figura do profissional se torne a personificação da própria empresa, gerando credibilidade e visibilidade ao projeto empreendedor.


Desta forma, todo e qualquer profissional que está em busca de uma carreira sólida tem a obrigação e a necessidade de se valer dessa estratégia.


Veja, o Marketing Pessoal beneficia tanto o CEO que deseja aumentar as vendas da empresa, adquirindo a confiança do público, quanto o Colaborador que busca receber uma promoção. Sem contar com as inúmeras possibilidades de sucesso para o Freelancer que se utiliza de estratégias parecidas.


Importância do Marketing Pessoal

Como já foi dito, o Marketing Pessoal vai muito além dos objetivos de venda do profissional, pois tal prática com certeza irá transformar o seu negócio ou sua carreira, seja qual for o seu nível profissional ou o tamanho da sua empresa.


Para ter uma noção dos resultados do Marketing Pessoal, basta fazer uma rápida análise das contas de LinkedIn de Executivos e CEOs famosos.


Rapidamente irá perceber que eles construíram carreira fazendo palestras e escrevendo livros em nome próprio, fazendo com que os grandes veículos de imprensa e, consequentemente, seu público-alvo passassem a vê-los como referências em seus nichos de trabalho.


Mas não se preocupe, você não vai precisar escrever livros, nem fazer palestras. Se fizer isso, as coisas ficarão mais fáceis, mas existem outras formas de promover sua imagem. Veja:


As 5 Principais Razões Para Você Fazer Marketing Pessoal

1. Divulgação de Trabalho:

Através do Marketing Pessoal, você vai chamar a atenção de clientes, aumentando sua visibilidade e fazendo com que novas oportunidades de trabalho apareçam naturalmente.


2. Construção de Autoridade:

Quando você começa a se apresentar como especialista em determinado assunto, você faz com que o índice de confiança do seu público-alvo cresça. Daí você passa a estimular vendas e a fidelizar clientes.


3. Redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente):

Atualmente, o maior desafio no marketing é reduzir as etapas do funil de vendas, acelerando a chamada ‘jornada do cliente’.


Desta forma, com o Marketing Pessoal, você faz com que o seu consumidor confie previamente na sua expertise, fazendo com que a tomada de decisão se antecipe, ou seja, diminui o gasto no ciclo de vendas.


4. Alavancar Carreira:

Assim como um consumidor final é conquistado através do Personal Branding, o seu superior hierárquico também acaba sendo influenciado pela percepção de valor do indivíduo.


Desta forma, sua promoção estará muito mais próxima de acontecer se você colocar essa estratégia em prática, fazendo seu desenvolvimento profissional se acelerar.


5. Aumento da Carteira de Clientes:

A principal consequência do Marketing Pessoal é a prospecção passiva.


É inevitável o aumento na procura pelos seus produtos ou serviços quando você se torna conhecido e confiável. Com isso cada vez mais seu público-alvo irá te procurar, afinal você se tornou uma referência.


Como Colocar o Marketing Pessoal em Prática

Primeiramente será necessário estabelecer sua presença digital.


É do conhecimento de todos que as redes sociais são as principais ferramentas para promover qualquer pessoa ou coisa, pois quase todo mundo está lá.


O que você precisa saber é em quais redes sociais deve estar para fazer o seu marketing pessoal.


Para isso, recomendo que utilize, no mínimo, um site, um blog e pelo menos duas redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Pinterest, dependendo de cada formato que você utilizará.


Se você é do mundo corporativo e trabalha com negócios B2B, deverá fortalecer sua presença no LinkedIn.


O Facebook servirá para divulgar eventos, criar grupos e ter mais interações interpessoais com seu público.


Pelo fato de o Instagram ser uma rede social voltada aos vídeos curtos e imagens, você deverá focar na estética do seu produto ou serviço.


No entanto, o YouTube irá gerar autoridade, pois o marketing em vídeo valoriza muito mais a sua imagem pessoal.


Lembre-se de sempre compartilhar suas principais atribuições, depoimentos de clientes e conteúdo de valor (tem que ajudar seu prospecto de alguma forma), pois tudo isso facilitará a tomada de decisão por parte do seu cliente.


Depois, você terá que criar uma assinatura ou identidade.


Assim como uma empresa precisa de uma boa logomarca, você deverá focar em sua imagem individual, como seu nome, seu rosto, sua voz e sua apresentação.


Desta forma, além de escolher entre seu nome ou um apelido, você deverá investir tempo e dinheiro para desenvolver técnicas de oratória, vestimenta, habilidades sociais, etc..


Você deverá ainda participar de eventos do seu nicho de trabalho, pois isso irá gerar visibilidade junto ao seu público-alvo.


Afinal de contas quem iria a um evento sobre tecnologia, senão pessoas interessadas em tecnologia.


Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem desse fator e erram ao participar de eventos cuja segmentação de público não é a sua. Outros sequer participam de eventos.


Outra ferramenta de marketing pessoal importantíssima conhecida de todos, mas usada por poucos é o Networking.


Seja através de eventos, seja através das redes sociais, você tem que focar em criar sua rede de contatos para prospecção de potenciais compradores.


E não se trata apenas de criar uma lista de e-mails ou WhatsApp, tem que ter convívio, tem que se manter conectado com as pessoas.


Criar um relacionamento é a chave para o sucesso nesse processo, pois só compra de você quem se sentir seguro para isso.


A melhor forma de manter sua lista de networking cativa e ainda conquistar novos prospectos é gerando conteúdo relevante para o seu público-alvo.


Entenda como relevante aquele conteúdo que resolve alguma dor de sua persona, ou seja, você só vai gerar valor ao seu público se você o ajudar a resolver problemas rotineiros.


Além de gerar valor ao seu público, você irá construir sua própria reputação no seu nicho de mercado.


Por fim, você pode se valer de uma estratégia que não é muito usual no Brasil, mas pode alavancar bastante seu marketing pessoal. Trata-se da aquisição de mídia.


Seu público confia muito mais nas informações que outras pessoas trazem sobre você do que em você mesmo.


Como assim? Explico...


Depois de ter feito tudo o que eu te passei até aqui, as pessoas irão procurar saber mais sobre você. E se você tiver sido citado em outros sites e blogs, concedido entrevistas a órgãos de imprensa ou citado como referência em jornais e revistas, com certeza seu público irá confiar muito mais em você.


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Mas tome muito cuidado! Quando for fazer seu marketing pessoal, você não poderá oferecer seu produto ou serviço logo de cara, pois isso destruirá a relação de confiança com seu público-alvo.


Primeiro você deverá focar em gerar autoridade naquele nicho, para só depois oferecer produtos e serviços.


Na maioria dos casos, isso ocorre naturalmente, ou seja, as pessoas te pedirão para vender algo para elas.


E pra finalizar, outro erro bastante recorrente com quem faz marketing pessoal é deixar o ego falar mais alto.


Não se enalteça o tempo todo. Tampouco fique se autopromovendo, só falando de suas qualidades e de suas conquistas.


Isso irá desestimular seu público.


Desta forma, se você quer ter sucesso em sua carreira profissional, o Marketing Pessoal com certeza será a melhor estratégia para alavancar suas metas.


Se eu deixei passar alguma dica ou informação ou se você tem alguma dúvida sobre Marketing Pessoal, me envie uma mensagem no Telegram ou no WhatsApp e eu terei o maior prazer em te ajudar.




Fontes: "How to Build a Personal Brand". CEOWORLD magazine. ; Ries, Al; Trout, Jack (1981). Positioning: The Battle for your Mind. McGraw-Hill. ISBN 978-0-07-135916-0.; Landau, Phillip (11 December 2013). "Job applications: social media profiles under scrutiny". guardian.co.uk.; Meister, Jeanne. "Personal Branding in the Future Workplace: A Crucial Skill for Employees and Recruiters Alike". Forbes.



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