• First Page | Fábio Carneiro

Home Office | Dicas, Vantagens e Desvantagens sobre esse Inovador Estilo de Trabalho

Atualizado: 18 de Jun de 2020

Aqui estão as melhores dicas sobre Home Office e as principais vantagens e desvantagens deste moderno estilo de trabalho que pode melhorar sua qualidade de vida.


Caros leitores, este artigo possui conteúdo patrocinado. Saiba mais.

No artigo anterior, eu disse que o trabalho online e em casa, também conhecido como Home Office, é uma realidade crescente no mundo todo.


Disse ainda, que além de ser uma oportunidade para empregadores, pois tem a vantagem de obter maior eficiência do profissional e ainda reduzir os custos de trabalho, é também uma excelente oportunidade para os colaboradores e autônomos, por ser uma excelente escolha para cumprir suas tarefas com autonomia e no conforto de sua casa.


Mostrei que está mais do que comprovado que trabalhar onde quiser e definir seus próprios horários, faz com que o trabalhador se sinta mais feliz e melhore significativamente seus resultados.


E agora, conforme prometido, deixo aqui as melhores dicas sobre Home Office e as principais vantagens e desvantagens deste novo estilo de trabalho que pode melhorar muito sua qualidade de vida.


Antes de mais nada, é preciso que você saiba que trabalhar à distância é sim muito confortável e aumenta bastante seu rendimento no trabalho, porém também tem seus desafios.


É preciso que você compreenda que Home Office não significa trabalhar sem sair de casa.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, dependendo do ramo de atividade, o trabalho home office pode exigir de você o trabalho fora de casa, como por exemplo, trabalhar em trânsito de um local para o outro.


Sabe aquela pessoa que fica sentada no aeroporto, no hotel, no café ou em uma loja de conveniência com um laptop e uma maleta, ela também é profissional home office, porém ela atua em trânsito.


Existem também profissionais que escolhem trabalhar em escritórios compartilhados, os chamados Coworking, pois além de não precisarem investir em uma estrutura adequada em casa, trabalhar em um escritório compartilhado é uma excelente oportunidade de fazer networking, trocar conhecimentos e evitar o isolamento típico do home office.


É necessário entender também que o trabalho remoto não é para todo mundo, ou seja, nem todos os ramos de atividade profissional permitem o trabalho home office, como por exemplo, o profissional que tem a necessidade constante de estar em reuniões presenciais.


Para as empresas, tem ainda o fator tecnologia, pois seus trabalhadores não poderão exercer um trabalho à distância, se a empresa não tiver a estrutura necessária para essa modalidade.


Não se iluda com propaganda enganosa do tipo “Ganhe Muito Dinheiro Trabalhando Pouco Sem Sair de Casa”.

Com o crescente interesse de trabalhadores por empregos home office, surgiram as famas propagandas do tipo “Renda Extra Sem Sair de Casa em Poucas Horas”.


Saiba que a maioria dessas promessas, além de tentadoras, são enganosas, pois como qualquer outro trabalho, você terá que se dedicar bastante para obter ganhos suficientes para te sustentar e manter esse estilo de trabalho home office, pois, como irei mostrar mais adiante, o home office necessita de investimento e tem um custo mensal fixo.


Sua roupa pode influenciar no seu trabalho home office.

Outro fator importante que faz toda a diferença no trabalho à distância é a influência das roupas sobre o nosso comportamento e nossa disciplina.


Inconscientemente, o uso de roupas inapropriadas para o trabalho pode gerar indisciplina para com as tarefas diárias e até mesmo comprometer a seriedade de um trabalho.


Desta forma, se você não tem uma disciplina metódica e rigorosa, eu te recomendo usar roupas como se fosse trabalhar no escritório de uma empresa. Isso irá melhorar o seu rendimento e o seu comprometimento.


Agora que você já tem uma noção básica sobre as realidades de um trabalho home office, eu irei te dar algumas dicas sobre atitude e ferramentas de trabalho.


As próximas dicas irão fazer o seu Home Office render melhores resultados que o escritório convencional.

Para que o home office te entregue uma experiência mais produtiva e gratificante do que no escritório, é preciso que você tome alguns cuidados básicos.




1. Saiba Escolher seu Local de Trabalho


Talvez essa seja a atitude mais importante para um bom home office, pois você passará grande parte do seu tempo no local de trabalho escolhido por você mesmo.


O primeiro passo é escolher o local mais silencioso da casa, se possível um local isolado.


O seu local de trabalho remoto deve ser mais confortável do que o escritório da empresa, para isso ele dever ser limpo, bem iluminado, organizado e tranquilo.


Lembrando que uma das vantagens desse estilo de trabalho é que, se bater um tédio ou se você não se adaptar ao ambiente, você pode mudar o seu local de trabalho para outro cômodo ou para um coworking.



2. Acabe com as Distrações


Sem dúvidas, o maior desafio de um home office é bloquear a distração e a interferência de terceiros no seu trabalho.


Se você mora com mais pessoas, é preciso deixar claro para elas que você está trabalhando remotamente a partir de casa e, por isso, você não pode ser interrompido.


Essa atitude te ajudará a dizer NÃO quando aquele parente vier te pedir para trocar o gás ou para ajudar a descarregar as compras do carro no meio do dia.


Inclusive, você deverá solicitar para que as pessoas do seu convívio não toquem música alta ou assistam televisão no último volume no seu horário de trabalho.


Outro ponto tentador, são as notificações de redes sociais e essas são as mais tentadoras para quem está começando no trabalho em casa.


Para isso, basta você configurar seu celular e seu laptop para não receberem notificações durante seu horário de trabalho ou instalar extensões e aplicativos para isso.



3. Disciplina com Horário e Tarefas


A grande vantagem do home office é a liberdade de horário para trabalhar, porém é preciso muito cuidado na hora de estabelecer metas diárias e horários preestabelecidos.


Sem essa organização, você irá perder o controle dos limites entre a vida pessoal e a vida profissional, o que irá te causar estresse e comprometer seu rendimento.


No início, você precisará ‘fazer de conta’ que está trabalhando em um escritório convencional até se habituar com a nova rotina e não cair nas tentações da liberdade de horário e de local de trabalho.



4. Cuidado com o Sedentarismo


A liberdade do trabalho em casa te possibilita organizar horários de pausa para alongar seu corpo, cuidar da postura e se possível fazer uma curta atividade física dentro de casa mesmo.


Lembre-se que, no escritório, seja na saída para o almoço, seja no lanche da tarde ou até mesmo quando vamos interagir com colegas de trabalho de outro setor estamos sempre nos movimentando.


Por isso, movimente-se durante sua rotina de trabalho em casa.



Agora, você saberá quais são os itens básicos para um home office perfeito

1. Ter as Todas as Ferramentas Necessárias


Parece óbvio, mas muitos profissionais se esquecem que, como em qualquer outro trabalho, o home office perfeito exige bons equipamentos de trabalho.


Entenda como equipamento de trabalho uma mesa adequada, um computador e um celular com desempenho mínimo necessário para executar suas tarefas à distância e móveis ergonômicos.



2. Serviço de Internet e Nuvem


Esses dois são os principais serviços para quem vai trabalhar remotamente.


Sem esses dois serviços, o home office se torna impossível.


Para um bom desempenho no trabalho em casa, é necessário ter um serviço de internet com boa velocidade e estabilidade, pois além de agilizar seu trabalho, garante a comunicação e troca de arquivos com a empresa e clientes.


No que se refere ao serviço de nuvem, é imprescindível que você tenha acesso instantâneo aos seus arquivos de trabalho.


Para isso, você precisa ter um bom backup e a nuvem é a melhor opção.


Aqui eu recomendo o Dropbox.


Na versão gratuita, o Dropbox permite o compartilhamento de até 2 GB de arquivos em nuvem.


Pode ser usado em desktop e em smartphones, o que facilita bastante a vida de quem exerce trabalho remoto.



3. Suporte para Notebook


Alguns parágrafos acima eu te falei sobre cuidar da sua postura.


Então, o suporte para laptop serve para ajustar a altura da tela de acordo com o seu tamanho, assim sua postura sempre ficará correta.


E uma dica interessante para preservar seu computador e seu bolso é investir em um suporte para laptop com cooler.


Parece bobagem, mas esse acessório garante que sua máquina não tenha a vida útil encurtada, além de mantê-la resfriada, sem lentidão e instabilidade.



4. Investir em uma boa Cadeira


Ainda cuidando da sua postura, a cadeira é fundamental para o conforto e a ergonomia necessários para manter a sua atenção e disposição para o trabalho.


Uma boa cadeira garante um ótimo nível de produtividade, além de ser um investimento de longo prazo na sua saúde e qualidade de vida.



5. Teclado e Mouse de Mesa


Continuo a frisar que ergonomia e preservação do patrimônio são de suma importância para quem vai trabalhar à distância.


Não ter um teclado e um mouse externos, além de prejudicar sua postura e acabar com o seu rendimento, fará com que o seu notebook sofra um desgaste muito rápido, sem contar o superaquecimento inevitável por usar o mousepad e o teclado integrado do laptop.


Enfim, esses são os equipamentos básicos que não podem faltar em uma estação de trabalho home office.


Mas se você quer ter um pouco mais de produtividade, conforto e organização, você poderá adicionar:


- Um Monitor Externo: um estudo feito pela Samsung mostra que o uso de um monitor externo com tela a partir de 32 polegadas aumenta o campo de visão e proporciona ganhos de ergonomia, além de permitir mais imersão ao conteúdo e menos distrações.


- Fone de ouvido: o uso de fones de ouvido ajuda muito quem trabalha com audiovisual e até mesmo em videoconferências ou simplesmente para ouvir aquela música que ajuda no trabalho.



Conclusão

Enfim, eu poderia passar horas descrevendo outros equipamentos para te ajudar a montar uma estação de trabalho home office perfeita e o que eu posso afirmar é que todas essas dicas são mais do que suficientes para você dar início a este moderno estilo de trabalho.


Uma coisa é certa, com o tempo e conforme você for ganhando dinheiro com o seu home office, você saberá quais são os equipamentos e ferramentas necessários para o bom desenvolvimento de seu trabalho.


Espero que este artigo e o anterior possam ter te ajudado a decidir se vale a pena partir para o home office ou continuar trabalhando no escritório da empresa de forma convencional.


Siga-nos nas redes sociais para ficar sempre por dentro de novos artigos com dicas sobre marketing digital e histórias de sucesso do mundo dos negócios.





Coloque Seu Negócio Na Primeira Página do Google sem Pagar Anúncios

Clique Aqui e saiba como . . .






Gere Autoridade para sua Empresa com a First Page

Consulte Nossos Planos e Preços

  • Instagram First Page
  • YouTube First Page
  • Facebook First Page
  • Pinterest First Page
  • Twitter First Page
  • LinkedIn First Page

© 2023 por First Page - Todos os direitos reservados

WhatsApp Logo.png